segunda-feira, 1 de março de 2010

Nada além do esperado - DataFolha 24-25/02

Pois bem, seletos,

Semana passada foi divulgado o resultado de mais uma pesquisa eleitoral, desta vez do DataFolha. Esmiuçarei aqui os detalhes dos dados e emitirei algumas opiniões:

Números Gerais [atual - anterior]:
José Serra - 32% - 37% -> Segundo Turno 45% - 49%
Dilma Roussef - 28% - 23% -> Segundo Turno 41% - 34%
Ciro Gomes - 12% - 13%
Marina Silva - 08% - 08%

Comentário: Até aqui, nenhuma surpresa. A pesquisa anterior foi feita entre os dias 14 e 18 de dezembro, mais de dois meses atrás. Nesse meio-tempo:
i) Serra, apesar da enchente em SP e o uso eleitoreiro da mesma, e além das notícias que dizem que sua vida está complicada e colocando sua candidatura em cheque perdeu 5% das intenções de voto. Isso, sem estar em campanha e cuidando de suas atribuições como Governador de São Paulo.
ii) Dilma, na semana em que lançou oficialmente sua posição de candidata, aparecendo em capas de revista e com mais dois meses de papagaia de pirata do Lula, subiu os mesmos 5% das intenções de voto. Isso, com a reunião do PT contando na sua agenda de ministra...

A expectativa histórica é que o candidato petista à presidência flutue no entorno de 30~35% sem nenhum esforço, o que, claramente, não é o caso da ministra-chefe da Casa Civil. Serra, por sua vez, permanece dentro da normalidade dos votos antipetistas, oscilando em torno dos mesmos 30~35% do eleitorado. Quem resolve as eleições é a outra terça parte dos eleitores.

Nesse ponto, cabe ressaltar, Serra não está em campanha e não tem "obrigação estatística" de avançar nesse filão do eleitorado (Alckmin, em 2006 pulou de 20% - em situação semelhante à atual - para 41% nas urnas). Dilma ainda está tentando ganhar a confiança do eleitorado que já deveria ser dela... Fosse outro o nome do PT a estar sendo carregado para cima e para baixo, e já estaria na frente do tucano, ainda mais com essa campanha escancarada.

Conhecimento do candidato:
José Serra: - 96%
Dilma Roussef: - 86%
Ciro Gomes: - 92%
Marina Silva: - 56%

A candidata da situação já é conhecida por 86% do eleitorado. Não há muito mais votos a serem ganhados por mera exposição. O índice de eleitores que conhecem "muito bem" ainda é baixo, 17%, contra 33% do tucano. Contudo, isso não é necessariamente uma desvantagem pra ela... Pesquisa eita pelo instituto GPP mostrou que o eleitorado brasileiro é altamente conservador em termos de valores (família, lei, propriedade) coisas que a Dilma é fortemente contra, tal qual o PT, vide apoio reiterado ao PNDH-3. No âmbito econômico, não deve haver grandes discordâncias entre ambas propostas (Dilma não arriscaria escrachar-se como bolivariana ANTES das eleições, nesse aspecto).

Na minha opinião, é vantagem pra Dilma não ser tão bem conhecida assim.

O DataFolha verificou a situação Aécio x Dilma também. Inviável! Chegando a perder de Ciro Gomes, com chances até de Dilma ganhar no primeiro turno nesse cenário. Presidência para Aécio só se for a vice, compondo chapa com Serra.

OBS: Tasso Jereissati lançou-se como possibilidade de vice do Serra, contudo, os Democratas já deixaram claro: só abdicam de um nome próprio para o vice se a chapa "puro-sangue" for Serra-Aécio, do contrário, indicam o nome. Se fosse para ir de Jereissati, sinceramente, muito melhor irmos de Katia Abreu DEM-TO.

O resultado da pesquisa, para nós da "Resistência Democrática", não é dentro do esperado, é até melhor. Estaríamos ainda seguros se a terrorista já tivesse passado o ex-ministro da Saúde por alguns poucos pontos, mas nem isso ocorreu.

Contudo, a pesquisa serve de alerta. A Democracia e Liberdade só ganham essas eleições se os tucanos jogarem para ganhar, e ganhar logo no primeiro turno. Do contrário, se bobearem, preparem-se para nos tornarmos em "Venezuela do Sul".

Sem mais, um forte abraço do Profeta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário